Por que ver Eternos

Serviço: Cinema (Marvel, 2021, fantasia, super-heróis, 155min)

por Fernando Santos

Sua narrativa se baseia em relatos que contam uma história, digamos, alternativa da criação e da evolução humana na Terra.

Acredite, existe uma legião de pesquisadores e, principalmente, fãs que não se convencem dos relatos puramente mitológicos. Essa turma acredita mesmo que é tudo verdade.

São os chamados  “Teóricos dos Antigos Astronautas”, ou mais popularmente conhecidos como “Alienígenas do Passado”, a famosa e intrigante série documental do History Channel, com mais de uma centena de capítulos.

Seres extraterrestres que chegaram a este mundo vindos de galáxias distantes criaram e desenvolveram os seres humanos ao longo de séculos. Isso é Eternos.

O filme traz também uma série de referências ao multiverso Marvel e até mesmo à rival DC Comics. Não poderia faltar pitacos sobre Star Wars, franquia também pertencente à família Disney, com uma curiosa menção à Estrela da Morte em meio a um mural de hieróglifos egípcios.

E a mais curiosa referência está no personagem interpretado por Kit Harington, o Jon Snow de Games of Thrones. Ele é uma peça-chave para desvendar os futuros planos de filmes da Marvel, e não perde a chance de falar que a sua família é um tanto “complicada”.  Não deixe de assistir às duas cenas finais pós-créditos.

Fernando Santos é jornalista e para quem já viu de perto a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, não pode descartar nenhuma hipótese sobre a criação e evolução dos seres humanos neste planeta. Menos a versão oficial.