Por que ver Cursed – A Lenda do Lago

Fernando Santos

Serviço: Netflix, 2020, primeira temporada, ação, violência, mitologia.

Uma ideia original cercada por uma salada de referências. Assim é Cursed – A Lenda do Lago, novo seriado da Netflix inspirado nas histórias do rei Arthur.

O objetivo aqui é contar a origem de Excalibur, o nome da famosa espada e também do que pode ser considerado o melhor filme já feito sobre o tema.

O clássico de 1981 é a primeira referência deste polêmico seriado, que busca misturar o lado artístico, rebuscado em meio a fábulas e fadas, com cenas de extrema violência.

Mas é difícil entender outras inspirações. O maior vilão, por exemplo, é idêntico ao Kylo Ren de Star Wars, com capa preta, capuz e espada. Ele ainda responde a um imperador que quer destruir todo mundo...

O personagem mais intrigante é o ator norueguês Gustaf Skarsgard. Ele era um dos principais nomes no seriado Vikings como o “mago” Floki, responsável pela genialidade na fabricação dos famosos barcos que cruzaram o mar do Norte até a Grã-Bretanha.

Agora, o mesmo ator interpreta o também mago Merlin, de uma forma quase idêntica. Evidentemente, os produtores cometeram um grave erro. Assim como na recriação do vilão de Star Wars.

De uma maneira geral, esta é uma série para quem é muito fã das muitas tentativas de contar a história do rei Arthur (as últimas, um fiasco!). Se não é o seu caso, melhor esquecer.

Fernando Santos é jornalista e se você quer mesmo conhecer este mundo lendário, vale a pena procurar por Excalibur (1981) e rever Rei Arthur (2004), com atuações bem honestas de Clive Owen, Keira Knightley e do vilão sueco Stellan Skarsgard.