Por que ler Catarina, a Grande


Serviço: 620 páginas. Autor: Robert Massie. Gênero: Biografia. Editora: Ricco

Fácil leitura. O autor mostra que seus oito anos envolvidos na última imperatriz russa não foram à toa. Aqui ele desenha bem cada um dos principais personagens da história russa do século 18. Elizabeth, a antecessora, o herdeiro Pedro 3o, o marido que nunca fez o devido papel com a esposa, e Catarina, que foi criada para ser apenas uma mulher de algum nobre antes dos 15 anos.

Catarina (que nasceu Sofia, no que hoje é a Polônia) é destrinchada, assim como todos os seus amantes e sua mãe. Desde antes de sua viagem a São Petersburgo até sua morte depois de 34 anos no poder. A obra não esconde que nenhum filho dela é de Pedro. Desenha como foi o golpe para tirar o então marido do poder. Os jogos políticos e principalmente como custou caro as dívidas do golpe. Não estamos falando de Brasil dos anos 2000. Estamos falando da Rússia da segunda metade dos anos 1700!

É interessante ainda ver a mudança dela no poder. Se no começo sonhava com um ideal iluminista e dar um fim à servidão (leia-se escravidão), no final tentou apoiar o rei Luis 16 durante a Revolução Francesa. Em vão. 

Uma obra de 620 páginas que dá para matar, sem pressa, em 2 semanas. De brinde ainda você ganha a história de Gregório Potemkin, que deu o nome ao famoso encouraçado Potemkin.

por Dani Blaschkauer